Como não engordar após a dieta

Não tenha pressa na hora de emagrecer e busque ajuda profissional para melhorar os seus hábitos, isso evita o efeito sanfona

Escrito por -

Com as festas de final de ano, muitas pessoas correm atrás de emagrecer para viagens e outros eventos. Porém, passada essa época, é comum recuperar o peso perdido. Mas não engordar após a dieta é difícil, não é mesmo?!

Isso acontece porque tais dietas podem até auxiliar a perder o peso, mas não garantem que você manterá o peso. Para isso, é preciso fazer uma manutenção regular e identificar o que, primeiramente, fez com que aquele peso extra aparecesse. Mas não se preocupe! Hoje iremos te ensinar a manter o peso pós dieta com saúde.

Como não engordar após a dieta

como não engordar
As dieta milagrosas podem causar um efeito sanfona ainda pior (Foto: Eat This, Not That!)

A primeira coisa a fazer é identificar o que te fazia ter peso extra. Uma boa estratégia é anotar tudo o que você consome, pois terá uma lista detalhada do que pode estar atrapalhando na manutenção do peso.

Com a lista em mãos, identifique aqueles alimentos pouco saudáveis, ricos em açúcar e sem muito valor nutricional. Não é preciso abrir mão daquelas comidinhas gostosas que você tanto ama, mas procure consumi-las em menor quantidade e com menos frequência.

Outra dica é evitar ao máximo os produtos industrializados, dando mais prioridade aqueles naturais e que você mesmo prepara. Isso é importante porque assim você saberá exatamente o que está consumindo, sem uma lista de ingredientes que você não conhece.

Faça também substituições inteligentes. Se você não dispensa um doce depois do almoço, por exemplo, experimente consumir saladas de frutas, picolés naturais e produtos dessa gama ao invés de chocolates ou doces industrializados. Nesse momento, os produtos naturais são seus maiores aliados.

Veja mais: Dicas de como não desistir no meio da dieta

Como evitar o efeito sanfona depois da dieta

como continuar magro
(Foto: Eat This, Not That!)

Além de controlar melhor o que consome, existem dicas que são bem fáceis de seguir. Por exemplo, experimente tomar dois copos de água uma hora antes das refeições principais como café da manhã, almoço e jantar. Esse truque aumentará sua saciedade e fará que você consuma uma menor quantidade de alimentos. Se você tem dificuldade em lembrar de tomar água, a dica é criar alarmes no celular ou até instalar um aplicativo específico que te lembrará de tomar água.

Essa dica você já conhece, mas é sempre bom lembrar: ao invés de fazer três grandes refeições no dia, quebre-as em cinco, o que faz seu metabolismo ficar mais rápido. Evite passar mais de quatro horas sem comer.

Leia também: Dieta Pronokal: como funciona, fases

Como manter o peso depois da dieta

Todo mundo sabe que refrigerante não é algo saudável, mas pode ser que você goste bastante da bebida. Por isso, limite o consumo a uma vez por semana, substituindo os outros momentos por sucos naturais e águas aromatizadas, por exemplo.

Seguindo essas dicas, manter o peso depois da dieta será muito mais fácil e você ficará mais saudável e disposto. No começo pode ser difícil, mas os resultados valem a pena!