Como organizar a dieta da semana toda

Planejar todo o cardápio da dieta para toda semana de uma só vez é uma ótima sugestão para quem possui uma rotina muito agitada

Escrito por -

Aprenda hoje como organizar a dieta da semana toda de uma só vez.

Mesmo quem gosta de cozinhar tem dificuldade na hora de planejar e preparar refeições. Às vezes, só a ideia de ter que preparar o alimento, lavar e secar louça e tudo mais é o suficiente para acabarmos desistindo de preparar aquela refeição mais equilibrada e saudável e decidir comer fora ou pedir delivery.

Porém, principalmente quando estamos fazendo uma dieta, essas opções estão longe de serem recomendáveis. Além do custo adicional, essas refeições costumam ser menos saudáveis e conter coisas mais gordurosas.

Por isso o que está fazendo bastante sucesso nas redes, entre blogueiros fitness e usuários comuns, é o tal do meal planning.

Como organizar a dieta da semana toda

Reorganizar a sua dieta e pensar o que deve ficar e o que deve ir embora é difícil, mas não impossível.

dieta da semana
Fazer o planejamento do cardápio da semana facilitará todo o processo da dieta e será muito mais fácil de cumprir.

O processo de meal planning é simples. Ele consiste em preparar todas as principais refeições de um período, uma semana por exemplo, de uma só vez e já deixar as porções separadas. O bom desse método é que fica mais fácil consumir alimentos saudáveis, pois a praticidade de pegar uma refeição já pronta é maior do que correr atrás daquela comida não tão saudável.

Antes de começar a preparar realmente, você precisa fazer uma organização.

Primeiramente, tente ir no mercado apenas uma vez por semana e, nessa visita, compre tudo o que pretende usar nessa semana. Chegando em casa, separe os alimentos que exigem preparação, os lave, limpe, cozinhe, enfim, deixe tudo quase que pronto.

Prepare porções individuais que possam ser usadas como marmitas para levar para o trabalho ou faculdade, por exemplo. Leve ao freezer em embalagens adequadas e pronto, é isso!

Leia também: Dieta dos Shakes: Como funciona, cardápio

como organizar a dieta
Foto: NotYourAverageGrandma

Como preparar a dieta da semana

A refeição do primeiro dia você já deixa na geladeira, pois será consumida no próximo dia. As outras porções você as retira do freezer e põe na geladeira um dia antes.

Esse método é ótimo para quem não tem tempo todos os dias para preparar suas refeições, e por isso acaba optando por delivery ou restaurantes.

Numa emergência, procure por deliveries que prometem refeições nutritivas e saudáveis. Muitos lugares já oferecem inclusive essas refeições congeladas, sendo preciso apenas um pouco de preparo no forno ou até micro-ondas.

Como montar a dieta da semana

Agora, é hora de escolher seu cardápio.

A forma de como organizar a dieta da semana é fácil: escolha seus carboidratos, proteínas e saladas que possam ser congeladas sem problemas.

Uma sugestão é apostar no arroz integral, carne moída de patinho ou outro corte magro, frango grelhado, batata doce e ovos cozidos.

Caso preferir, faça porções de salada separadamente para acompanhar.