Dieta Ayurveda dica para perder peso – Cardápio

Conheça mais sobre a dieta Ayurvetica, que promete, além do equilíbrio do peso, benefícios para sua mente

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A Dieta Ayurveda que ultrapassa milênios, vinda de uma cultura oriental pouco conhecida, mas que pode trazer muitos benefícios ao corpo e mente. Leia abaixo para conhecer.

A Aryurveda é uma prática medicinal da Índia, que data de mais de 6.000 anos segundo seus praticantes. Traduzindo a palavra temos o termo “conhecimento da vida”, onde a mesma classifica o universo como sendo formado em cinco partes essenciais: ar, água, éter (espaço), fogo e terra, que influenciam a vivência humana ao causar equilíbrio na saúde física e mental. A combinação desses elementos cria humores biológicos, ou dosha, onde cada dosha diz respeito a organismos diferenciados.

Quando existe uma doença ou nosso corpo apresenta situações adversas, significa que há um desequilíbrio na combinação das partes essenciais. Para restaurá-lo, algumas mudanças na maneira de se alimentar podem ser utilizadas, promovendo uma limpeza do organismo e emagrecimento saudável do corpo.

 Dieta ayurvédica para perder peso – Cardápio, teste

cardapio Dieta da Ayurveda
Foto: TamanWana

Vamos conhecer abaixo como funciona a Dieta Aryurveda para limpeza do organismo, que também auxilia no emagrecimento, quais os diferentes tipos de doshas e como identificar o seu.

 Dieta Ayurveda desintoxicante para emagrecer

A dieta desintoxicante é a primeira etapa da Aryuerda. Existe para limpar o organismo e prepará-lo para a mudança de consumo e hábitos alimentares. Ela pode durar de um a sete dias, onde são permitidos os seguintes alimentos e procedimentos:

  • Frutas, legumes, verduras, carboidratos, especiarias e líquidos;
  • Arroz integral e temperos naturais variados;
  • Servir a comida sempre quente;
  • Evitar industrializados, carnes e lactose;
  • Controlar as porções de acordo com sua fome;
  • Apreciar a hora de se alimentar, sem pressa;

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Segue uma sugestão de cardápio da Dieta ayurvédica para o período de desintoxicação:

  • Ao acordar (20 minutos antes do café da manhã)

1 copo de água morna com gotas de limão

Faça suas atividades normais e depois limpe a língua com um raspador ou colher

  •  Café da manhã

Mingau de aveia morno, preparado com água, água de rosas e cardamomo.

Água de coco em temperatura ambiente

  • Lanche da manhã

Frutas levemente assadas ou cozidas com canela e/ou gengibre, cravo, erva-doce, lavanda, baunilha

Chá (gengibre, erva doce ou hortelã) com mel ou somente água morna com limão

  •  Almoço 
    Kichadi ou arroz integral ou basmati

Verduras (acelga, couve) cozidas ou refogadas

Raízes (mandioca)

Leguminosas (lentilha vermelha, feijão azuki, moyashi)

1/2 copo de água

Após o almoço, tire 15 minutos de descanso sem dormir

  •  Lanche da tarde

Torrada integral ou 1/2 pão integral torrado, com manteiga ou geléia de fruta sem açúcar

Chá (gengibre, erva-doce ou hortelã)

  •  Jantar
    Sopa de cenoura, vagem, mandioquinha ou fubá
  •  Ceia (se necessário)
    Frutas cozidas ou assadas com especiarias
  •  Para variar o cardápio
  1. Frutas : maçã, pêra, uva, mamão formosa (não papaia), abacaxi doce, carambola, goiaba, pêssego, figo, manga. Devem ser levemente cozidas ou assadas.
  2. Legumes : chuchu, abóbora, aspargo, jiló, quiabo, vagem, cenoura, maxixe, rabanete, nabo, beterraba. Devem ser consumidos cozidos, assados ou refogados e temperados com especiarias.
  3.  Folhas verdes : agrião, acelga, chicória, espinafre, almeirão, mostarda, couve. Devem ser levemente cozidas ou refogadas em azeite ou ghee e temperadas com especiarias, azeite de oliva e limão.
  4.  Raízes : inhame, bardana, mandioquinha, cará, mandioca.
  5. Leguminosas : feijão azuki, Moyashi, lentilhas, Mung Dal, temperadas com cominho, louro em folha ou pó, pimenta-do-reino ou assafétida.
  6. Cereais : arroz integral ou arroz branco (cateto, agulhinha, Basmati), cevadinha, quinoa, amaranto, milho verde, fubá, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de centeio, farinha e farelo de aveia, farinha de mandioca, macarrão integral, bifum (macarrão de arroz), flocos de arroz, sementes de girassol e abóbora.
  7.  Especiarias : açafrão, sementes de aipo, alecrim, anis, assafétida, cardamomo, coentro em folha ou semente, cominho, curry (folhas), endro (dill), erva-doce, gengibre em pó, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, orégano, pimenta-do-reino (pequena quantidade), pimenta rosa, salsa, sálvia, semente de papoula, tomilho. Alho e cebola podem ser consumidos com moderação, sempre cozidos.

Dieta da Ayurveda – Alimentação Vatta, Pitta, Kapha

Depois da dieta de desintoxicação, a Dieta integral pode ser iniciada. Mas para realizá-la é necessário saber qual o seu tipo de dosha. São três, que se diferenciam de acordo com as necessidades e modificação do seu corpo e psicológico. Vamos conhecê-las:

  • Dosha Vata: é a combinação de éter e ar, atuando principalmente na mente. Quando há um desequilíbrio o corpo sente sintomas como: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, depressão e insônia. Doenças como fibromialgia, artrose, dores, coluna, cefaleia, no intestino, bipolar, Parkinson e demência são relacionadas a esse desequilíbrio;
  • Dosha Pitta: combina fogo e água, atuando no funcionamento do metabolismo e digestão. Seus sintomas são: azia, fezes soltas, calor, suor, pele sensível e vermelha, irritação. Doenças como gastrite, ulcera, refluxo, hepatite, inflamações, acne, enxaqueca e estresse são relacionados há ela;
  • Dosha Kapha: combina água e terra, atuando na estrutura corporal e tecidos. Os sintomas do desequilíbrio são: ganho de peso, lentidão, preguiça, oleosidade e secreções. Algumas doenças relacionam-se com seu desequilíbrio, como: obesidade, diabetes, colesterol, bronquite, sinusite, alergias respiratórias, lentidão física e mental;

Para saber qual dosha é o seu, realize o teste neste link.

Após a conclusão do teste, a dieta específica para o seu dosha será liberada, aí é só seguir e observar os resultados.