Dieta da fertilidade feminina – Cardápio

Veja como introduzir a dieta da fertilidade para acelerar as chances de engravidar, confira o cardápio:

Escrito por -

Conhece a dieta da fertilidade feminina? Entenda:

O desejo de ter um filho acompanha a maioria dos casais desde que estes decidem juntar-se de forma definitiva. Quando mesmo depois de muitas tentativas o desejo de engravidar não realiza, é comum procurar por algumas soluções que possam viabilizar esse sonho de se tornarem pais.

Além dos métodos mais extremos como os de fertilização in vitro, existem outras alternativas que podem propiciar a gravidez à mulher de formas menos custosas, e nada invasivas, como é o caso da dieta da fertilidade, que tem se tornado cada vez mais conhecida.

Onde surgiu essa dieta?

Conheça a dieta da fertilidade
A dieta da fertilidade tem outro nome bem característico, e que denota muito bem o local em que esse estilo de alimentação surgiu: Dieta Mediterrânea. Foto: Shutterstock

Tão grandes são os seus benefícios, que esse padrão de alimentação foi reconhecido em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco. Toda essa relevância foi dada por que a dieta apresenta duas características bem marcantes:

  1. O aumento da expectativa de vida das populações que se alimentavam dessa forma.
  2. A variedade grandiosa de alimentos naturais consumidos, e a consequente diminuição nos casos de doenças associadas à má nutrição.

Vê-se a partir daí que tal dieta é benéfica para mais de um aspecto da saúde humana, e por isso passou a ser replicado em diversas partes do mundo. Quando se trata de fertilidade feminina, esse estilo de alimentação é o primeiro a ser comentado, com algumas ressalvas no que diz respeito ao consumo do vinho, bebida alcoólica muito recorrente em cardápios mediterrâneos.

A dieta da fertilidade

A Dieta da Fertilidade Para Engravidar
Foto: Manslife

Você deve estar se perguntando o que inclui essa dieta tão poderosa para a fertilidade feminina. Na verdade, o segredo está no que não faz parte dessa dieta, e fazem parte dessa lista:

  • -Enlatados
  • -Bebidas alcoólicas
  • -Derivados de leite
  • -Carne vermelha
  • -Peixes ricos em mercúrio

Esses elementos não estavam presentes na dieta dos povos mediterrâneos e foi comprovada uma relação direta entre o seu consumo e a saúde do seu sistema reprodutor, além disso o grande consumo de farinha de trigo pelas mulheres mediterrâneas também tem ligação com crescimento do feto, e os pães e massas – que contam com ela na sua receita- são parte importante no cardápio da dieta da fertilidade, tal relação acontece por conta do ácido fólico presente na farinha branca. Por isso essa dieta é tão vantajosa para as mulheres que desejam engravidar.

O consumo de frutas e verduras orgânicas é importantíssimo para impulsionar a fertilidade feminina, e o queijo e iogurte devem ter o seu consumo reduzido, pois a gordura pode congestionar algumas partes importantes do corpo feminino e causar complicações ainda mais sérias ao seu sistema reprodutor.

Leia mais:
Mitos e verdades sobre dietas milagrosas
Como resistir às tentações na dieta

dieta para engravidar rapido
Foto: Gleichklang

Os produtos frescos e cultivados de forma natural fazem toda a diferença na hora de engravidar, por isso prefira carnes vindas de animais criados livremente, pois o teor de hormônios colocados neles deve ser zero ou muito menor do que os industrializados. Quanto aos peixes o conselho se repete, devendo ainda serem evitados aqueles ricos em mercúrio, como o atum, por exemplo.

Exemplo de cardápio:

  • -Café da manhã: 1 copo de água ao acordar. Ovos e aveia com nozes.
  • -Lanche: smoothie de banana com tâmaras, proteínas em pó, maça peruana e leite de sua escolha.
  • -Almoço: frango e vegetais refogados com arroz e sementes de gergelim como cobertura.
  • -Lanche da tarde: suco verde feito com aipo, espinafre, maçã, gengibre e pepino.
  • -Jantar: bife de vaca alimentada a pasto com lentilhas e brócolis. Para quem é adepto da alimentação vegetariana, o bife pode ser substituído por lentilhas cozidas.

Sobremesa: escolha à vontade.