Dieta das fibras para emagrecer: cardápio

Muitos alimentos ricos em fibras são calóricos, por isso, veja com atenção como será a sua dieta para não ganhar mais peso.

Escrito por -

Confira a dieta das fibras para emagrecer com saúde, com ela você poderá eliminar os excessos de gordura sem fazer grandes sacrifícios na alimentação.

Dieta das fibras para emagrecer – Cardápio

As fibras permitem boas refeições mas com menos calorias, e fazem com que o metabolismo funcione melhor de forma geral, evitando o acúmulo de gordura localizada, porém, esta dieta deve ser sempre associada à ingestão de muita água, ou seja, pelo menos 2 litros por dia.

dieta das fibras
O cozimento dos alimentos reduz o teor de fibras (Foto: Jornal da Paraíba)

A água é muito importante na dieta das fibras para emagrecer, pois o líquido hidrata as fibras, evitando o ressecamento do intestino e produção de gases.

Leia mais: Como fazer a dieta da melancia para emagrecer

Como as fibras são encontradas em cereais, frutas, verduras e legumes, ou seja, alimentos considerados fitoquímicos, esta dieta também auxiliará no rejuvenescimento e evita doenças do envelhecimento precoce, além de reduzir chances de doenças cardiovasculares, diabetes e determinados tipos de câncer.

Como fazer a dieta das fibras para perder peso 

Para aprender como fazer a dieta das fibras para perder peso, comece trocando o arroz branco pelo arroz integral e acrescente mais grãos e cereais às suas refeições, como lentilha, grão-de-bico, quinoa e farelo de aveia.

A dieta das fibras irá auxiliar também no bem-estar, pois fará com que você se sinta satisfeita ao terminar de comer e você ainda não sofrerá com o desconforto da retenção de líquidos e intestino preso. 

cardapio da dieta
(Foto: Controlar os Diabetes)

Veja também: Dieta dos Shakes: Como funciona, cardápio

Cardápio da dieta das fibras

Com apenas 1200 calorias por dia, este cardápio da dieta das fibras fará com que você emagreça se alimentando bem. Uma grande dica para quando for almoçar ou jantar fora, é levar um mix de fibras em um pequeno pote para acrescentar nas refeições.

Café da manhã

Shake funcional: 1/2 xícara (chá) de frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo, framboesa) batidas com 1 colher (sopa) de semente de chia (ou mix de fibras) e 200 ml de água de coco;

1 omelete (1 gema + 2 claras) com tomate e ervas (orégano, salsinha, tomilho).

Lanche da manhã

100 ml de suco de uva integral sem açúcar com 150 ml de chá verde.

Almoço

Salada de folhas verdes à vontade com 1 colher (sopa) de mix de fibras;

2 colheres (sopa) de purê de mandioquinha (ou purê de batata);

1 filé de frango médio grelhado com 1 fio de azeite de ervas (alecrim, sálvia, orégano). 

Lanche da tarde

1 pote de iogurte natural desnatado com 1 col. (sopa) de granola (ou mix de fibras). 

Jantar

Salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião, chicória, espinafre, endívia, hortelã, manjericão) à vontade;

1/2 pepino;

1 colher (sopa) de cenoura ralada;

1 colher (sopa) de broto de feijão (ou alfafa) + 2 fatias grandes de carpaccio de salmão com 1 fatia de pão de forma integral (tempere com 1 fio de azeite e orégano).

Ceia

1 xícara (chá) de hibiscos;

1 maçã assada com 1 colher (chá) de mel e canela.