Dieta Dukan – Fase Ataque


Escrito por -

Saiba tudo sobre Dieta Dukan Fase Ataque, cardápio completo e dicas para seguir corretamente esse método.

A Dieta Dukan foi criada há mais de 40 anos pelo nutrólogo francês Pierre Dukan e é considerada um dos melhores métodos de combate ao sobrepeso e à obesidade do mundo. A dieta é composta por quatro fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

A primeira fase da Dieta Dukan, a fase Ataque, é a mais curta da dieta, podendo durar de 3 a 7 dias, dependendo das suas necessidades individuais (você pode fazer o cálculo personalizado do seu programa de emagrecimento no site oficial da Dieta). Apesar do curto período, é uma fase muito eficaz e serve de preparação para a fase Cruzeiro, que vem logo a seguir. É uma fase que deve ser seguida rigorosamente; qualquer transgressão diminui seus efeitos.

Os alimentos permitidos durante a fase Ataque podem ser consumidos à vontade, com exceção dos ovos, limitados a duas unidades diárias. Se você tiver colesterol alto, é importante tirar a gema dos ovos e consumir apenas a clara – nesse caso, o ovo pode ser consumido à vontade, pois a clara é proteína pura.

Foto: iwantobefit
Foto: iwantobefit

Dieta Dukan – Fase Ataque

Confira abaixo a lista dos alimentos permitidos na fase Ataque:

– Adoçante: máximo de 10 colheres por dia. Os adoçantes recomendados são a sucralose, xilitol e stevia;

– Aves sem pele, exceto pato ou ganso;

– Boi, com exceção do entrecosto e da costela;

– Carnes magras: acém, alcatra, carne moída com até 10% de gordura, músculo. Eliminar toda a gordura visível de quaisquer carnes;

–  Frutos do mar: todos, incluindo mariscos e crustáceos;

– Gelatina zero: ½ pacote por dia;

– Goji Berry: uma colher de sopa por dia;

– Laticínios: devem ser desprovidos de gordura. Alguns exemplos: cream cheese, leite desnatado, iogurte desnatado natural, queijo cottage, queijo fresco e requeijão com até 4,5% de gordura;

– Líquidos: água, café, chá. Recomenda-se consumir, no mínimo, dois litros de água por dia;

– Peixes: todos, sem exceção;

– Presunto magro: no máximo 3% de gordura;

– Proteínas vegetais: tofu, seitan, konjac, proteína hidrolisada de soja e fibra de soja;

– Suco em pó light;

– Temperos: alho, cebola, conservas, ervas, especiarias, mostarda, sal e vinagre.

Foto: gymchalo
Foto: gymchalo

Como fazer a dieta Dukan passo a passo

Além da fase Ataque, a dieta Dukan é composta pelas fases Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.

Fase Cruzeiro

 A fase Cruzeiro proporciona uma perda de peso mais lenta, mas é através dela que você chegará ao seu peso ideal. A partir dela, é necessário alternar um dia consumindo proteínas e legumes com outro consumindo apenas proteínas, como na fase Ataque.

Fase Consolidação

É a terceira fase da dieta e serve para consolidar o peso alcançado. Ela deve durar 10 dias por quilo perdido; ou seja, se você perdeu cinco quilos, a fase Consolidação deve durar 50 dias. Nessa fase são introduzidos, embora em porções controladas, os carboidratos, frutas, pães integrais e queijos. Os legumes agora são totalmente liberados e a pessoa tem direito a uma refeição de gala: uma refeição na semana na qual se pode comer o que quiser. No entanto, pelo menos um dia na semana deve ser apenas de proteína pura.

Fase Estabilização

Essa fase dura o resto da sua vida. Agora, todos os alimentos são liberados. Contudo, algumas pequenas regras ainda devem ser seguidas: consumir três colheres de farelo de aveia por dia, fazer 20 minutos diários de caminhada e dedicar um dia da semana para consumir apenas proteínas.

Como a dieta Dukan funciona?

O carro-chefe da dieta Dukan é a ideia de que você não precisa restringir a quantidade de comida no prato, e sim a sua qualidade. Alguns princípios também são reforçados, como a abolição do sedentarismo (é recomendado, no mínimo, 20 minutos de caminhada por dia) e a introdução do farelo de aveia no cardápio, uma vez que as fibras são grandes aliadas na diminuição das taxas de gordura no sangue e aumentam a sensação de saciedade. Com esses princípios, a dieta promete não só um emagrecimento saudável, mas a manutenção do peso para o resto da vida.

Conheça melhor sobre a Dieta Dukan – Fase Ataque no site www.dietadukan.com.br