Dieta flexível – O que é, como fazer

Se você está precisando perder peso, mas infelizmente é do tipo de pessoa que gosta de comer guloseimas, com certeza vai aprovar a dieta flexível.

Escrito por -

Está fugindo de dietas radicais e quer emagrecer comendo um pouco de tudo? Então conheça a proposta da dieta flexível e emagreça com saúde.

Eliminar gordura é algo que muitas pessoas desejam, seja para melhorar e manter a saúde ou por motivos estéticos. Embora não haja fórmula mágica para a perda de peso, o que mais vem apresentando resultados é a combinação entre dieta e atividades físicas.

O que é Dieta Flexível

A dieta flexível é a contagem dos macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e gorduras e não apenas a contagem das calorias. Funciona assim:

  • 1 grama de proteína = 4 calorias;
  • 1 grama de carboidrato = 4 calorias;
  • 1 grama de gordura = 9 calorias.

Para influenciar a composição corporal, a contagem não é apenas de calorias, e sim dos macronutrientes. Se é necessário ingerir 2000 calorias por dia, você pode combinar:

  • 150 g de proteína = 600 calorias;
  • 80 g de gordura = 720 calorias;
  • 170 g de carboidratos = 680 calorias;
  • Total = 2000 calorias

Leia também: As dietas mais loucas das famosas para emagrecer

cardapio dieta flexivel
Veja como é fácil fazer a dieta flexível (Foto: Dietas Milagrosas)

Como funciona a dieta flexível?

Seguindo o raciocínio das composições de macros, não existe comida boa ou comida ruim, você pode comer bolo, bolachas ou arroz integral, será a mesma coisa desde que você satisfaça seus macros, afinal, seu organismo não fica pensando “este alimento é saudável ou não?”, ele vai apenas fazer as quebras e processá-lo.

Para eliminar peso, é fundamental estar em déficit calórico, ou seja, ingerir menos caloria do que você gasta, por isso, se você ingerir muita comida saudável e gastar menos do que ingere ou a mesma quantia, não chegará a lugar algum!

Um dos grandes benefícios da dieta flexível, é poder comer qualquer alimento. Afinal, muitas dietas são difíceis de seguir porque bane alimentos deliciosos e nós acabamos caindo em tentação, sem contar que você não pode levar uma marmita com frango e clara de ovo num casamento ou festas sem parecer estranho.

A dieta flexível permite compartilhar momentos com a família e amigos, desde que você controle tudo o que está ingerindo.

Como montar um cardápio?

Um especialista poderá fornecer informações para sua dieta de forma saudável e calcular seus macros. Você pode baixar um aplicativo que ajude a registrar e controlar a quantidade e o tipo de alimentos ingeridos.

dieta flexivel funciona
(Foto: Master Health)

Veja ainda: Como começar uma dieta saudável para emagrecer

Após verificar a quantidade de calorias que devem ser ingeridas por mês e definir seus macros, você poderá montar seu próprio cardápio, adicionando os alimentos que você gosta e que estejam dentro dos limites estabelecidos, lembrando sempre de manter uma dieta em déficit calórico.

Também é muito importante comprar uma balança de alimentos, afinal, a quantidade sugerida nas embalagens de alimentos não são muito precisas e para fazer dieta flexível, o importante é controlar!

O corpo humano é uma máquina, porém, biológica e muito complexa, sendo necessário considerar toda sua biologia antes de arriscar qualquer dieta. Por isso, sempre procure um profissional para te orientar e atrair benefícios sem comprometer sua saúde.