Dieta HCG – Cardápio, como funciona


Escrito por -

Veja aqui informações sobre a Dieta HCG – Cardápio, como funciona? É eficaz?

A preocupação excessiva com o peso e a boa forma é algo constante na vida das pessoas e não resta dúvida que o maior desejo de quem quer emagrecer é alcançar esse objetivo da forma mais rápida possível. É aí que começa a corrida incansável para manter a forma e, muitas vezes, as pessoas fazem qualquer coisa para conseguir.

Dieta HCG – Cardápio, como funciona

Nesse cenário, surgem as dietas milagrosas que prometem sumir rapidamente com as gordurinhas extras. A dieta HCG possui esse nome por causa de um hormônio produzido naturalmente durante a gravidez, o gonadotrofina coriônica humana, que ajuda a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento do bebê. Mulheres que não estão grávidas e homens se submetem a injeções do HCG e seguem uma alimentação bastante restritiva.

Foto: Losefatsr
Foto: Losefatsr

O cardápio não permite consumir nenhum tipo de carboidrato, frutas, doces, gorduras e alimentos processados. É uma dieta que promete emagrecer até 15 kg em um mês sem passar fome ou causar falta de energia e, durante 40 dias, a ingestão diária de calorias não deve passar de 600, além de ser proibida a prática de qualquer atividade física.

Leia ainda: Dieta da Sopa do Hospital do Coração

A dieta do HCG funciona mesmo?

A indicação da dieta do hCG é antiga, desde a década de 50, e várias pesquisas foram sendo realizadas com o objetivo de comprovar a eficácia desse tratamento. No entanto, até hoje, nenhum estudo conseguiu provas de que esse hormônio é mesmo capaz de intensificar a perda de peso. A Dieta HCG funciona mais como um placebo, ou seja, é vendido apenas como uma ilusão no intuito de criar um perigoso estímulo para pessoas que estão em uma dieta extremamente restritiva.

dieta hcg funciona

Essa dieta não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina nem aprovada pela Anvisa. A utilização do hormônio do hCG como medicamento é aprovada apenas para o tratamento da infertilidade e no tratamento de meninos com criptotidismo, ou seja, a ausência do testículo na bolsa escrotal.

É preciso tomar muito cuidado com essas dietas que prometem a perda de peso de forma acelerada. Para manter a boa forma e emagrecer com saúde, é preciso investir em atividades físicas aliadas aos cuidados diários com a alimentação.