Dieta ou exercício físico – O que emagrece mais?

Mas entre essas duas, qual contribui mais para a perda de peso?

Escrito por -

Dieta ou exercício físico? Para emagrecer e ficar de bem com o espelho é necessário adotar diversas práticas. As principais, como todos sabem, é manter uma alimentação equilibrada, com uma dieta bem elaborada, e praticar exercícios físicos com regularidade.

Claro que o importante, também para saúde, é conciliar as duas coisas, mas estudos recentes mostram que a dieta ajuda mais no emagrecimento do que a prática de exercícios.

Dieta ou atividade física para emagrecer?

O que emagrece mais: dieta ou exercício? |
A atividade física, além de ajudar a queimar calorias, também contribui muito para o funcionamento do corpo e do organismo. Foto: afpafitness

Por outro lado, melhor do que queimar essas calorias com exercícios é consumi-las de maneira saudável e na quantidade adequada. Por isso, quando a pessoa está disposta a emagrecer, o primeiro e mais importante passo é iniciar uma dieta indicada por um especialista.

Dieta emagrece mais que exercício físico?

Segundo o médico da Universidade de Medicina de Indiana, no Estados Unidos, Aaron E. Carroll, quando se trata de conquistar um peso saudável, o que você não come é muito mais importante do que se exercitar mais. Para ele, isso acontece porque é muito mais difícil perder 350 calorias com atividade física – mesmo para quem frequenta academia diariamente – do que parar de ingerir 450ml de refrigerante por dia.

Um dado que embasa a tese de Carroll é que entre os anos de 2001 e 2009 o número de pessoas ativas fisicamente aumentou nos EUA, porém, os índices de obesidade durante o mesmo período aumentaram. Por esse motivo, ele insiste que a mudança deve começar na mesa, ou seja, com uma alimentação mais saudável. “O exercício aumenta o apetite. Afinal, quando você queima calorias, seu corpo irá sinalizar que você deve recuperá-las”, explica o médico.

Dieta ou exercícios
Foto: afpafitness

Leia mais:
Como resistir às tentações na dieta
Dietas da moda mais conhecidas

Importância do exercício físico para a saúde

Mesmo que a dieta possua o poder de trazer um emagrecimento mais rápido, nunca se deve esquecer da importância da prática regular de atividades físicas. Elas, aliadas a uma alimentação saudável e controlada, também contribuem na perda de peso, mas trazem o mais importante, que são os benefícios a saúde. Os exercícios vão contribuir para um funcionamento melhor de todo o organismo.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Michigan, mostra que o que vai realmente contribuir para o emagrecimento é a mudança das práticas que levaram ao sobrepeso ou a obesidade. Antes de tentar parar de comer, ou começar a fazer academia, é importante consultar um médico e descobrir o que levou a pessoa a conquistar tantos quilos a mais. Ou seja, se a pessoa possui uma alimentação feita de forma não saudável, o mais indicado é uma dieta, mas se ela for sedentária, é importante que ela comece a praticar exercícios.