Dieta Paleo – O que é, como funciona

Na dieta Paleo não é necessário controlar quantidades, horários ou calorias ingeridas

Escrito por -

Conheça a Dieta Paleo – O que é, como funciona? Emagreça apostando nos alimentos que os nossos antepassados comiam!

Você já ouviu falar do período Paleolítico? Nessa época os hábitos e costumes eram bem diferentes dos que temos hoje. Tudo era muito mais rudimentar e eles não possuíam praticamente nenhum dos recursos disponíveis na modernidade. Mas sabe uma coisa escassa na atualidade e que eles tinham de sobra? Saúde.

O motivo de tanta saúde era o estilo de vida, principalmente alimentação. Comida de verdade, incluindo proteínas, todos os tipos de verduras e vegetais, frutas com poucos níveis de açúcar (aqui estão inclusas principalmente as vermelhas) sem esquecer das gorduras boas.

Nos dias de hoje, ainda é possível adotar os princípios do estilo de vida dos nossos antepassados do período Paleolítico. Fazendo isso você ganha muito mais saúde e de quebra se livras dos quilinhos a mais. Saiba mais sobre a Dieta Paleo.

Dieta Paleo – O que é, como funciona, alimentos permitidos

Foto: Uznamania.ru
Foto: Uznamania.ru

Seguir a dieta Paleo é muito simples. Não é necessário controlar quantidades, horários ou calorias ingeridas. A atenção se volta para que tipo de comida se está ingerindo e qual impacto ela tem no seu corpo.

A regra é excluir completamente todos os alimentos industrializados prejudiciais à saúde (eles não existiam no período Paleolítico!), principalmente os carboidratos.

Tendo em vista que nossos ancestrais eram coletores e caçadores, podemos entender que suas principais fontes de alimentos eram as carnes, legumes, verduras e frutas. E esses ingredientes são o que, basicamente, formam a lista de alimentos permitidos dentro da dieta.

Leia também: Dieta Low Carb – Alimentos permitidos

Dieta Paleo Emagrece?

A Dieta Paleo não pode ser classificada exatamente como um regime emagrecedor. Na verdade, ela é uma dieta alimentar que promove o emagrecimento de forma natural. Como a Paleo é focada no que o corpo foi programado para ingerir e processar nos períodos primitivos, ela dá ao corpo o combustível certo.

Ao fazer essa mudança, o peso é eliminado de forma natural. Já que os carboidratos (fonte principal de energia, atualmente) saem de cena e a gordura passa a ser queimada para gerar energia (o sistema que o nosso corpo foi criado para viver).

O que comer na Dieta Paleo

Carnes
Todos os tipos de carne. Boi, frango, peixes, frutos do mar, porco. Foque nas que possuem Omega-6 baixo.

Verduras e Legumes
Principalmente as verduras. Se você deseja emagrecer mais rapidamente, pegue leve nos legumes como batata e mandioca, por possuírem muito carboidrato.

Frutas
Principalmente as vermelhas, por possuírem baixo índice glicêmico.

Gorduras Boas
Manteiga (não margarina!) e azeite de oliva

Chás, café e água também estão liberados na dieta Paleo.

Quer saber mais sobre a dieta Paleo? Confira este vídeo que os doutores do canal Maromba explicam um pouco dessa dieta baseada nos primórdios da humanidade: