Dieta para reduzir o colesterol ruim

Como existe o colesterol bom, temos que sempre avaliar nossa saúde para reduzirmos o colesterol ruim, realizando mudanças na alimentação

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Dieta para reduzir o colesterol ruim: Essas dicas servem para quem está com o colesterol ruim elevado, realizando as trocas necessárias no consumo para obter mais saúde e qualidade de vida.

O colesterol é uma gordura presente em nosso corpo, responsável por auxiliar na produção de hormônios e regular o funcionamento corporal. Cerca de 70% do nosso colesterol é produzido pelo corpo, enquanto que os outros 30% são adquiridos pela nossa rotina alimentar.

Quando o colesterol fica alto, outras doenças podem surgir em nosso organismo, uma vez que seu aumento faz com que mais gordura circule no sangue, colocando órgãos como o coração para trabalhar mais.

Como fazer uma dieta para abaixar o colesterol ruim

Uma dieta para abaixar o colesterol ruim deve ser feita com a redução ou mesmo extinção do consumo de algumas categorias de alimentos que possuem muita gordura saturada, trocando esse consumo por alimentos com fibras, vitamina B, ácido fólico e ferro.

Entre os alimentos que devemos retirar da dieta estão: carnes gordurosas, laticínios integrais e frituras, que possuem muita gordura que acaba instalando-se no nosso organismo, ocasionando os problemas cardiovasculares.

Alimentos que reduzem o colesterol ruim

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Entre os alimentos que devemos incluir na dieta, que reduzem o colesterol ruim, estão os vegetais e os alimentos integrais. Foto: CPT Rehab

O ideal neste tipo de dieta é realizar a troca dos alimentos gordurosos por alimentos mais saudáveis, não retirando o consumo de nenhuma categoria, como:

-Pão comum por pão integral;
-Suco de uva no lugar de outras bebidas, optando pelas opções que tenham alta concentração de uva e água;
-Preferir cebola e repolho roxos ao invés dos brancos;
-Salgadinhos de milho por castanhas;
-Sal por ervas;
-Molho branco por molho de tomate caseiro;
-Chocolate ao leite por meio amargo;
-Pipoca de microondas por pipoca de panela;
-Manteiga por margarina;

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Pode ainda investir no consumo dos seguintes alimentos:

-Salmão;
-Chia;
-Frutas cítricas;
-Frutas vermelhas;
-Quinua;
-Óleo de girassol ou canola;
-Linhaça;
-Quiabo;
-Beringela;
-Maça;
-Feijão;
-Abacate;
-Aveia;

Dieta para baixar o colesterol
Foto: Womenfitness

Cardápio para diminuir o colesterol LDL

Um bom cardápio para diminuir o colesterol LDL pode ser organizado a partir do consumo de certas categorias de alimentos, onde temos:

-Fitoesteróis: presente nos óleos vegetais, nozes, feijão legumes e verduras;
-Ômega 3 e Ômega 6: encontrados o salmão, truta, óleo de canola, atum e oleaginosas, mas deve ser consumido em pequenas quantidades;
-Fibras: como a aveia;
-Antioxidantes e flavonoides: consumindo cacau, vinho, chá verde e azeite;

Lembrando que é importante realizar essas mudanças com acompanhamento médico, além de contar com a ajuda de profissionais da nutrição, cuidando corretamente da sua saúde.