As Dietas Malucas que podem trazer riscos à sua saúde

As dietas mais comuns são aquelas à base apenas de carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos, que são prejudiciais à saúde, principalmente a médio prazo

Escrito por -

Veja as as dietas malucas que podem trazer riscos à sua saúde:

Para quebrar alguns tabus, devemos começar com o principal ponto, que é: qualquer dieta sem os devidos acompanhamentos médicos podem, sim, trazer riscos à sua saúde.

Estamos em uma época onde tanto mulheres quanto homens vivem em busca da dieta mais rápida e milagrosa para emagrecer ou ganhar massa muscular.

Muitos se aproveitam disso e postam inúmeras dietas na internet que prometem esse milagre. Não satisfeitos, publicam também cardápios e os passos para desenvolver um corpo perfeito, sem prejudicar a saúde. Mas, na verdade, a maior parte dessas dietas não possui fundamento. Algumas são até absurdas e totalmente prejudiciais para o bom funcionamento do seu corpo.

As dietas malucas que podem trazer riscos à sua saúde

perigos das dietas
Com base nisso, desenvolvemos esse artigo para lhe alertar sobre quais são, e quais os perigos dessas dietas malucas.

Isso porque, de maneira separada, esses grupos alimentares não podem oferecer todos os nutrientes e vitaminas que o organismo precisa, podendo gerar um déficit em seu corpo.

Assim, entram nesse grupo de risco as dietas restritivas. São dietas rígidas para emagrecimento que restringem sua alimentação a determinados alimentos e componentes, causando um excesso de outros.

Com o excesso, por exemplo, no consumo de proteínas e gorduras, pode resultar em um aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, podendo ser a causa de doenças graves no fígado e nos rins, por serem os órgãos responsáveis pela quebra de proteínas.

Dietas Veganas também podem trazer riscos à saúde, se não forem bem administradas com compensação dos nutrientes obtidos pelos produtos de origem animal.

Leia mais:
Como iniciar uma dieta e não desistir
Receitas de sopas para dietas de emagrecimento

Algumas dietas perigosas para quem quer emagrecer com saúde

dieta da proteina
Foto: Baike

– Dieta do Algodão

Essa é uma das dietas absurdas, e é extremamente perigosa.

Essa dieta surgiu há um tempo, depois que a atriz Bria Murphy citou essa prática em uma revista. Ela especificou para a revista que embebia o algodão em suco de laranja para evitar o consumo de carboidratos e simular a sensação de saciedade.

Essa dieta pode causar a obstrução completa do intestino, e uma desnutrição perigosa que pode levar à morte. Sem falar que os agentes químicos presentes no algodão industrializado podem causar um desequilíbrio no organismo.

– Dieta de líquidos

dieta maluca para perder barriga
Foto: Sarasnow

Ingerir apenas líquidos também é extremamente perigoso.

A prática foi adotada por causar emagrecimento rápido, já líquidos apresentam mais volume com menos caloria. Afinal, o organismo é projetado para ingerir e processar alimentos através da mastigação, para finalmente chegar ao estômago, e assim por diante.

Porém, a maioria das dietas de líquidos envolve consumir nenhuma proteína, ou apenas pequenas quantidades. O que se torna perigoso porque nós precisamos de um abastecimento diário de proteína para a construção de agentes imunológicos saudáveis, e também para regeneração muscular.

– Dieta Master Cleanse

Conhecida no Brasil como a dieta da limonada, é muito conhecida nos Estados Unidos, onde é utilizada por diversas celebridades de Hollywood. É uma dieta que tem a promessa de desintoxicar o corpo e “purificar” o organismo, podendo te levar a um emagrecimento rápido.

A dieta implica em 10 dias tomando uma mistura de água, suco de limão, pimenta caiena e xarope de bordo (maple syrup). Somente isso.

Além da pequena quantidade de calorias, essa dieta é perigosa pelo seu alto teor ácido, que pode vir a causar até úlceras. E, logicamente, há a ausência de muitos nutrientes indispensáveis para o organismo como: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

alimentos para perder barriga
Foto: SIIRADIO

Tome cuidado com a dieta que você segue

Toda dieta restritiva tem a tendência de ser prejudicial à saúde. E qualquer dieta que te prive de absorver todas as vitaminas e nutrientes necessários para que você viva de forma bem, e saudável, também é prejudicial.

Lembrando também de sempre procurar um médico, nutricionista e/ou especialistas no assunto.