Mitos e verdades sobre dietas milagrosas

Existem muitas promessas de dietas milagrosas por aí, mas será que estas dietas funcionam mesmo? Veja nesta matéria:

Escrito por -

Preocupadas com a estética e com a saúde, milhares de pessoas se submetem a algum tipo de restrição alimentar, buscando perder peso, entrar em forma e melhorar a silhueta.

A cada período de tempo, surge uma nova dieta da moda, amplamente divulgada e seguida, entretanto, quando se trata de perder peso, nem tudo que reluz é outro, portanto, fique atento sobre os mitos e verdades sobre as dietas milagrosas.

Mitos e verdades sobre dietas milagrosas

Uma das ideias mais propagadas em dietas, das mais diferentes espécies e estilos, é a de que se deve comer a cada 3 horas, pois isso iria forçar o metabolismo a trabalhar de forma acelerada, ajudando a perder peso. Recentemente, estudos apontam que a frequência não é tão importante, e sim a quantidade, já que se a pessoa comer bastante a cada 3 horas e não gastar as calorias ingeridas, ela vai ganhar peso, e não perder. Portanto, um mito.

dieta milagrosas funcionam
Será mesmo que àquela dieta milagrosa que você funciona?

Outro mito comum das dietas milagrosas é comer a noite, o que segundo algumas é proibido. Porém, dormir com fome pode ser um tiro pela culatra, já que irá interferir no sono e desacelerar o metabolismo, o que impede a queima de calorias. Portanto, mais um mito.

O que é certo ou errado na dieta?

É preciso, para responder essa pergunta, levar em conta as características metabólicas e a carga genética de cada pessoa, do que se conclui que não se pode generalizar. Entretanto, para saber o que é certo ou errado na dieta, basta saber que a conta entre o que se consome e o que se gasta precisa fechar, ou seja, se comer mais calorias do que queima, a pessoa vai, invariavelmente, engordar.

Certo é se alimentar bem, de forma equilibrada, sem exageros ou fórmulas mágicas. Cuidar do sono, evitar o estresse e praticar atividades físicas também é correto.

Leia mais:
O que é melhor: dieta ou reeducação alimentar?
Alimentos que ajudam nas dietas

cardápio dieta milagrosa
Foto: Bernyanyi

O que não fazer durante a dieta

O que não se deve fazer durante a dieta é desistir, já que nenhuma das dietas milagrosas fará você emagrecer em poucos dias. É preciso perseverar e fazer uma reeducação alimentar. Ficar muito tempo em jejum também não deve ser feito, e da mesma forma, não se deve fazer uma sobrecarga de exercícios físicos sem que o corpo esteja preparado para isso.

Também é aconselhável evitar doces, gorduras saturadas, refrigerantes e comidas industrializadas em excesso, e também os fast foods e comidas gordurosas. Com um pouco de dedicação e disciplina você alcançará os resultados esperados sem precisar se preocupar com os mitos e verdades sobre dietas milagrosas.