O que é melhor: dieta ou reeducação alimentar?

Vaja o que é melhor para emagrecer de forma saudável e com saúde: dieta ou reeducação alimentar

Escrito por -

Questão que deixa muitas pessoas em dúvida e coloca muitos profissionais em debate, vamos ver abaixo o que é melhor: dieta ou reeducação alimentar.

Em busca do corpo perfeito e de uma vida mais saudável muitas pessoas acabam por entrar em diversas ideias de consumo de alimentos, vendidas com o rótulo de que emagrecem grandemente. São as famosas dietas, tão presentes no nosso cotidiano, e com tantas combinações possíveis para alimentos.

O que é melhor: dieta ou reeducação alimentar?

reeducação alimentar ou dieta
dieta ou reeducação alimentar, vaja o que é melhor para sua rotina.

O fato é que dietas viraram uma moda, compartilhada por celebridades do corpo sarado e que contratam diversos especialistas para secarem cada parte do corpo que desejam. Sendo uma moda, muda a todo tempo, deixando os consumidores mais comuns perdidos com tantas opções alegadamente vantajosas.

Mas a maioria dos especialistas dizem que as dietas não são boas quando restringem muito a alimentação, cortam proteínas, vitaminas ou itens importantes para o sustento do corpo, entre outras ações. Qual a alternativa então?  Dizem que é a Reeducação Alimentar, capaz de reestruturar o corpo e a mente, ao criar um novo processo de alimentação.

Dieta é a mesma coisa que reeducação alimentar?

Dieta é a mesma coisa que reeducação alimentar? Especialistas em nutrição dizem que não. Isto porque, como citado acima a dieta acaba por restringir ou forçar o uso de certos alimentos por determinado tempo, e isso pode, de alguma forma, fazer mal ao corpo.

Já a reeducação alimentar tem a função de nos ajudar a desenvolver um processo de alimentação que inclua alimentos que atendam as necessidades do nosso corpo, mantendo o metabolismo e a saúde em dia, ao mesmo tempo em que o corpo perde os quilos extras.

reeducação alimentar funciona
Foto: Dherbs

Leia mais:

Alimentos que ajudam nas dietas

Dieta para acelerar o metabolismo e perder peso

Dieta ou reeducação alimentar para perder peso?

Mesmo não sendo hoje a queridinha de muitos profissionais, as dietas ainda existem, uma vez que ajudam muitas pessoas a atingirem seus objetivos. As principais vantagens da dieta são:

  • Resultados rápidos e visíveis;
  • Várias possibilidades de reestruturação;

Já as vantagens da reeducação alimentar são;

  • Traz novos hábitos alimentares;
  • Não restringe o consumo de nenhum alimento, apenas altera a quantidade;
  • Respeita os hábitos e preferências da pessoa;
  • Estende-se por toda a vida, pois aprendemos a “comer direito”;

É claro que seguir uma ou outra vai de cada um, mas o uso da reeducação alimentar tem sido cada vez mais difundido pelos especialistas, pois o mesmo nos faz enxergar nosso corpo e metabolismo, trabalhando para consumir os alimentos de maneira que eles funcionem bem, levando a uma perda gradativa de peso e a manutenção dele ao longo dos anos.

Qualquer que seja sua escolha, dieta ou reeducação alimentar, não se esqueça de procurar o auxílio de profissionais capacitados, além de checar sua saúde periodicamente.